Ricardo Quaresma 83
 
quarta-feira, março 14, 2007
QUARESMA: "O Paulo deu-me bons conselhos"
Dormir com o inimigo. Pode ser encarada assim a história de Quaresma com Paulo Bento, mas na verdade o treinador foi uma espécie de pai e conselheiro para o portista quando ambos representaram o Sporting



Qual é o ponto comum entre Quaresma e Paulo Bento? Obviamente, esqueça o corte de cabelo, porque um gosta de ter risca ao meio desde sempre e o outro vai variando entre tranças e um penteado à moicano. Posição no campo? Claro que não. Quando o treinador do Sporting jogava, era à frente da defesa que se notabilizava, num estilo robusto, simples e eficiente, enquanto o avançado portista é especialista em muitas coisas, desde partir rins aos adversários, inventar fintas, rematar de trivela, marcar golos, enfim, especialista em dar alegria ao futebol. Ambos são naturais de Lisboa, mas na verdade não é esse o ponto comum em interrogação. Quando representaram o Sporting em simultâneo foram colegas de quarto, ponto de partida para uma amizade que perdura até hoje e que no próximo sábado, no clássico entre dragões e leões, vai sofrer, não uma interrupção, mas talvez um momentâneo arrefecimento para a defesa das respectivas cores. É normal.


Quando Paulo Bento começava a mostrar qualidades como médio-defensivo no Estrela da Amadora e no Guimarães, entre 1989 e 1994, que o levaram ao Benfica, Oviedo e depois ao Sporting como última paragem, Ricardo Quaresma andava a dar os primeiros pontapés na bola nas camadas jovens dos leões. E foram tão bons os pontapés que na época de 2001/02 chegou à primeira equipa do Sporting, com a tenra idade de 17 anos. Cristiano Ronaldo chegou no ano seguinte, só para se ter um termo de comparação. Sob a orientação de Laszlo Boloni, Quaresma encontrou jogadores como João Pinto, Pedro Barbosa, Sá Pinto, Jardel, Hugo Viana, Tello, Rui Bento, André Cruz, Rui Jorge e tantos outros. Um plantel de luxo, portanto. Para integrá-lo da melhor maneira, o departamento de futebol do Sporting achou que o ideal seria juntar Quaresma e Paulo Bento no mesmo quarto, o mais novo com um dos mais experientes, juntar o camisola 20 com o camisola 17, respectivamente.

A relação foi excelente e proveitosa para Quaresma. O cigano ainda hoje recorda esses tempos como excelentes, uma espécie de rampa de lançamento para o patamar mais cintilante do futebol. "Foi meu companheiro durante duas épocas", assumiu o portista. Com qualidades técnicas inatas, o treinador do Sporting foi importante na formação e postura de Quaresma enquanto jogador de futebol. "Paulo Bento deu-me muitos conselhos, que se revelaram importantes para a minha formação", disse Quaresma a O JOGO.

A verdade é que o Sporting arrasou nessa época. Quaresma estreou-se precisamente num jogo contra o FC Porto e esteve presente em 28 jogos. Também venceu a Taça de Portugal. Na temporada seguinte (2002/03) as coisas não correram tão bem em termos de títulos, mas Quaresma continuou a espantar e a espalhar talento pelos relvados, o que lhe valeu um convite do Barcelona. Paulo Bento assistiu a tudo como amigo e conselheiro invisível. No sábado serão adversários.

Fonte: "www.ojogo.pt"
posted by Magda @ 7:48 da manhã  
9 Comments:
  • At 3:47 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    atao primaso es o melhor do f.c.porto nunca saias de lá ta primaso fica no porto é la que tas bem beijos primaso...

     
  • At 4:07 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    ole por ti primaso o mae que lindo es lool beijos....

     
  • At 12:24 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    caredo primaso so tens comentarios meus lool claro somos primasos ole somos "Maias" lool beijos.....

     
  • At 12:39 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    oi primaso eu to xempre a mudar de nome lool agora so ciganinha-maia #7 ai primaso ainda nao tens comentarios de ninguem so tens meus loool karedo ke lindo és primaso beijo aki da tua primasa....

     
  • At 11:04 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    ai primaso tas variando queres sair do f.c.porto pai tas variando primaso nao saias ta loool beijo grande.....

     
  • At 2:24 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    ai filho nos jornais tao todos a dixer ke vais xair do porto ai e verdade nao saias primaso ta aserio beijos...

     
  • At 12:24 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    oi primasso eu sou baterista e o meu pai e pastor meu nome........ruben.......nos jornais diz que tu vais sair do porto?????nao saias ..............ruben........Ruben_igreija@hotmail.com

     
  • At 12:40 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    oi
    R.Quaresma
    es o milhor jogador
    eu
    tabem sou çigano.....

     
  • At 12:42 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    primaso vais sair do porto tas variando primaso nao saias ta aserio beijosss....

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 


visitas

É EXPRESSAMENTE PROIBIDO RETIRAR INFORMAÇÃO E FOTOS DESTE BLOG SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DA PROPRIETÁRIA DO MESMO @MSILVA

Sobre mim
Sou a Magda (Portugal)

Envie-me um mail
Últimos Remates
Arquivos
Currículo

NOME: Ricardo Andrade Quaresma Bernardo

DATA DE NASCIMENTO: 26 de Setembro de 1983

SIGNO SOLAR: Balança

SIGNO CIGANO: Moeda

NATURALIDADE: Lisboa

POSIÇÃO EM CAMPO: Extremo - segundo o próprio a sua posição em campo é "PERDIDO"

INÍCIO COMO PROFISSIONAL: 16 anos

1º CLUBE COMO PROFISSIONAL: Sporting Clube de Portugal

CLUBES ONDE JOGOU (COMO PROFISSIONAL): Sporting, Barcelona e Porto

CLUBE ACTUAL: F. C. Porto

PRINCIPAIS TÍTULOS: Campeão Nacional (Sporting CP), 2 Supertaças (Sporting CP e FC Porto), Taça de Portugal (Sporting CP), Taça Intercontinental (FC Porto). Campeão Europeu Sub-16 (Portugal).

Curiosidades

MÚSICA NO LEITOR: Xano, Cigano

NO DVD: Gladiador, Tróia

NO PRATO: Bacalhau à Brás

GUARDA-FATOS: Todo o tipo de roupa, com preferência para Dolce & Gabanna

CARRO DE ELEIÇÃO: Porsche e Mercedes

PROGRAMA DE TELEVISÃO: O fraquinho do Fernando Rocha.

Links
Clubes por onde passou

Sporting


Barcelona


FC Porto


Selecção A (Portugal)

Templates by
Free Blogger Templates