Ricardo Quaresma 83
 
quinta-feira, dezembro 22, 2005
O Melhor Golo de 2005 foi magia de...Quaresma
O golo marcado por Quaresma aos 88' do FC Porto-Rio Ave foi considerado pelo canal Eurosport como o melhor do ano na Europa. O segundo lugar do pódio foi para outro portista, Hugo Almeida, e para o estrondoso golo que marcou ao Inter, em San Siro.
O canal televisivo de desporto Eurosport elegeu o golo com que Quaresma abriu a vitória por 3-0 sobre o Rio Ave, no jogo da 3ª jornada do campeonato, como o melhor do ano de 2005 na Europa. Um remate de trivela que bateu Mora quando o cronómetro já jogava a favor do empate pretendido pelos vila-condenses. De resto, o segundo lugar do pódio também é ocupado por um portista, Hugo Almeida, distinguido pelo golo de livre marcado ao Inter de Milão no Estádio de San Siro. Um tiro violentíssimo, que percorreu os mais de 35 metros até à baliza de Júlio César numa fracção de segundo que não deu tempo para o guarda-redes reagir. Dois grandes golos que recebem agora o devido reconhecimento internacional e que se cotam à frente de alguns dos grandes artistas do futebol europeu como Ronaldinho, Lampard, Robinho ou Eto'o num programa que fez uma selecção dos 50 melhores golos do ano. Uma lista que teve lugar para mais golos falados em português, como o apontado por Rogério no Sporting-Belenenses, o de Rui Costa no Milan-Brescia da última temporada ou o de Sá Pinto no Gil Vicente-Sporting.

Magia pura!
O melhor do FC Porto-Rio Ave estava guardado para o fim. Os portistas tinham dominado a primeira parte e a segunda, tinham multiplicado as oportunidades de golo e tinham encostado os vila-condenses às cordas mas, aos 80', o jogo continuava encravado num empate sem golos e a tensão crescia nas bancadas do Estádio do Dragão. Co Adriaanse fazia entrar Quaresma, depois de apostar em Alan e Hugo Almeida para tentar vencer o jogo por esmagamento e o facto é que, dessa vez, foi bem sucedido. Quaresma só precisou de oito minutos em campo para fazer magia. O lance foi desenhado pelos três suplentes: Alan fez o passe a rasgar do outro lado do campo e Hugo Almeida teve a presença de espírito de deixar a bola passar por entre as pernas fazendo-a chegar a Quaresma. Um lance bonito até aí, e absolutamente fantástico logo a seguir. O extremo recebeu a bola e avançou para dentro da área perante a oposição de Idalécio e Milhazes. Os defesas ofereceram-lhe o centro do terreno, protegendo o flanco. Afinal, era mais provável que o Quaresma procurasse a linha de fundo para fazer o cruzamento com o pé direito do que fosse para o centro onde o remate teria que ser desferido com o pé esquerdo, o pior dos dois. Mas o extremo do FC Porto não obedece às leis das probabilidades nem da física. Tinha espaço no centro e aproveitou-o. Enquadrou-se com a baliza e deu razão aos defesas. Não rematou com o pé esquerdo, mas com a parte de fora do direito, de trivela. A bola descreveu um arco impossível, sempre longe do alcance de Mora, acabando por entrar na baliza junto ao angulo superior esquerdo. Há quem jure ter ouvido o extremo murmurar qualquer coisa antes do remate e há quem aposte que foram as palavras mágicas: "abracadabra".
posted by Magda @ 8:05 da manhã  
1 Comments:
  • At 7:01 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    olá... parabéns pelo site... e pelo bom trabalho que tens feito.. mas fica aki um conselho.. põe a fonte do artigo, só t fica bem ;) s tivesses sido tu a escrevê-lo, é uma coisa. mas não foste, pois não? é que as pessoas ao verem, pesam q foi a autora do site q o escreveu:)

    continua com o bom trabalho.

    bjos

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 


visitas

É EXPRESSAMENTE PROIBIDO RETIRAR INFORMAÇÃO E FOTOS DESTE BLOG SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DA PROPRIETÁRIA DO MESMO @MSILVA

Sobre mim
Sou a Magda (Portugal)

Envie-me um mail
Últimos Remates
Arquivos
Currículo

NOME: Ricardo Andrade Quaresma Bernardo

DATA DE NASCIMENTO: 26 de Setembro de 1983

SIGNO SOLAR: Balança

SIGNO CIGANO: Moeda

NATURALIDADE: Lisboa

POSIÇÃO EM CAMPO: Extremo - segundo o próprio a sua posição em campo é "PERDIDO"

INÍCIO COMO PROFISSIONAL: 16 anos

1º CLUBE COMO PROFISSIONAL: Sporting Clube de Portugal

CLUBES ONDE JOGOU (COMO PROFISSIONAL): Sporting, Barcelona e Porto

CLUBE ACTUAL: F. C. Porto

PRINCIPAIS TÍTULOS: Campeão Nacional (Sporting CP), 2 Supertaças (Sporting CP e FC Porto), Taça de Portugal (Sporting CP), Taça Intercontinental (FC Porto). Campeão Europeu Sub-16 (Portugal).

Curiosidades

MÚSICA NO LEITOR: Xano, Cigano

NO DVD: Gladiador, Tróia

NO PRATO: Bacalhau à Brás

GUARDA-FATOS: Todo o tipo de roupa, com preferência para Dolce & Gabanna

CARRO DE ELEIÇÃO: Porsche e Mercedes

PROGRAMA DE TELEVISÃO: O fraquinho do Fernando Rocha.

Links
Clubes por onde passou

Sporting


Barcelona


FC Porto


Selecção A (Portugal)

Templates by
Free Blogger Templates