Ricardo Quaresma 83
 
quinta-feira, dezembro 15, 2005
O Segredo está............na FIBRA!
Quem gosta de bom futebol, por certo já reparou: Ricardo Quaresma, um dos maiores talentos do futebol português, está mais maduro. Continua com aquele estilo fantasista, mas corre e joga para a equipa. A que se deverá esta súbita evolução, meses depois de ter sido apontado como um jovem talento em risco de se eclipsar? Um dos segredos pode estar no aproveitamento das fibras musculares. Trocado por miúdos: Quaresma tem uma resistência maior do que se julgava.
O jornal A BOLA ouviu dois especialistas em treino e fisiologia do esforço (José Soares e José Augusto) e um psicólogo (Jorge Silvério). E há duas ideias fortes que merecem desenvolvimento: Quaresma tem mostrado uma maior resistência física do que é suposto um repentista ter; e, do ponto de vista psicológico, está mais maduro e concentrado. Comecemos pelo lado físico, talvez o mais interessante neste caso. Geralmente, um fantasista, que faz da criatividade a sua principal arma, apresenta uma massa muscular baseada nas fibras brancas, que conferem mais força e explosão mas pouca resistência à fadiga. Só que Quaresma tem-se revelado, esta época, um caso especial: mostra um grande equilíbrio entre as fibras brancas e as vermelhas, as que dão mais resistência. Para José Soares, professor catedrático na Faculdade das Ciências e do Desporto e Educação Física (FCDEF) e preparador físico da selecção nacional durante o Mundial-2002, "a composição muscular de um jogador é, em larga medida, determinada geneticamente. Não há grande espaço para alterações dessa composição, embora elas possam ocorrer. Num caso como o de Quaresma, as características já lá estavam. O que pode ter acontecido é que, nos últimos meses, o tipo de treino que foi feito permitiu que algumas qualidades se desenvolvessem". Neste contexto, Soares considera que a base da mudança esteve "no treino e não em eventuais alterações musculares", salientando que "é muito provável que essa alteração na forma de jogar decorra de uma mudança táctica, não tanto de alterações físicas. O jogador é trabalhado de outra maneira e, por isso, rende mais".
Velocista e resistente
Mesmo sem dados biométricos para estabelecer comparações, José Soares identifica "melhorias visíveis" no desempenho físico de Quaresma. "Está, sem dúvida, mais completo. E é possível que, trabalhado de outra maneira, estejam a ser aproveitadas características musculares que já lá estavam, mas não eram utilizadas. O que é certo é que dá gosto ver jogar o Quaresma." Se a melhoria decorreu de um melhor aproveitamento da capacidade muscular de Quaresma, havia, então, fibras lentas que não eram devidamente aproveitadas:"No caso do Quaresma, é possível que consiga aliar, de uma forma equilibrada, as fibras brancas com as vermelhas, o que lhe permite essa polivalência. As fibras de resistência que já tinha terão sido maximizadas."
Herança genética difícil de contornar
Apesar de os dados sobre o perfil fibrilar dos futebolistas ser muito útil para se avaliar as potencialidades de um jogador, há poucos estudos sobre o tema. José Soares explica porquê: "Os métodos de verificação são muito invasivos. Mas seria muito útil ter esses dados, para se conhecerem melhor as características dos atletas com quem estamos a trabalhar." Em matéria de músculos, o mais importante é definido à nascença. Mas um bom trabalho a longo prazo pode aprimorar potencialidades adormecidas. "A herança genética é muito forte. Costuma dizer-se que a velocidade não se treina: ou existe ou não existe. Mas também é verdade que, por exemplo, um miúdo de 15 anos chuta muito melhor do que quando tinha 12. A força não mudou muito, mas como aprendeu entretanto a forma de chutar, melhorou a sua prestação. Isso pode trabalhar-se", explica José Soares. Nos futebolistas as diferenças de funções dentro do campo podem ser compartimentadas no que se refere às características musculares: "Um avançado tem mais fibras brancas que um médio, mas isso tem um preço: tem menos resistência. Um médio com mais fibras vermelhas tem mais gasóleo, resiste mais ao esforço."
Força mental também ajudou
Mas a questão muscular - sendo importante para perceber esta rápida progressão de Quaresma - está longe de explicar tudo. Para José Augusto, preparador físico da selecção nacional durante o Euro-2000, há um lado motivacional muito forte: "Nota-se um dedo de Adriaanse. Pelo que conheço dele, deve ter insistido muito com o Quaresma. Primeiro, a repreendê-lo, quando o obrigou a tirar todos aqueles brincos e anéis, mas depois, como forma de compensação, motivando-o, ao dizer-lhe que esta podia ser a sua grande época." Esta ideia remete para um bom trabalho dos factores mentais [ver peça à parte].Na perspectiva de José Augusto, o novo fôlego de Quaresma passou muito pela parte psicológica. "Um jogador mais motivado vai buscar forças e energias que ainda não tinha revelado. No caso do Quaresma, isso é notório. O que ele corre hoje e o que não corria na época passada ", concluiu este especialista em preparação física.
posted by Magda @ 9:00 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 


visitas

É EXPRESSAMENTE PROIBIDO RETIRAR INFORMAÇÃO E FOTOS DESTE BLOG SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DA PROPRIETÁRIA DO MESMO @MSILVA

Sobre mim
Sou a Magda (Portugal)

Envie-me um mail
Últimos Remates
Arquivos
Currículo

NOME: Ricardo Andrade Quaresma Bernardo

DATA DE NASCIMENTO: 26 de Setembro de 1983

SIGNO SOLAR: Balança

SIGNO CIGANO: Moeda

NATURALIDADE: Lisboa

POSIÇÃO EM CAMPO: Extremo - segundo o próprio a sua posição em campo é "PERDIDO"

INÍCIO COMO PROFISSIONAL: 16 anos

1º CLUBE COMO PROFISSIONAL: Sporting Clube de Portugal

CLUBES ONDE JOGOU (COMO PROFISSIONAL): Sporting, Barcelona e Porto

CLUBE ACTUAL: F. C. Porto

PRINCIPAIS TÍTULOS: Campeão Nacional (Sporting CP), 2 Supertaças (Sporting CP e FC Porto), Taça de Portugal (Sporting CP), Taça Intercontinental (FC Porto). Campeão Europeu Sub-16 (Portugal).

Curiosidades

MÚSICA NO LEITOR: Xano, Cigano

NO DVD: Gladiador, Tróia

NO PRATO: Bacalhau à Brás

GUARDA-FATOS: Todo o tipo de roupa, com preferência para Dolce & Gabanna

CARRO DE ELEIÇÃO: Porsche e Mercedes

PROGRAMA DE TELEVISÃO: O fraquinho do Fernando Rocha.

Links
Clubes por onde passou

Sporting


Barcelona


FC Porto


Selecção A (Portugal)

Templates by
Free Blogger Templates