Ricardo Quaresma 83
 
terça-feira, dezembro 19, 2006
Melhor Jogador da 1ª Volta
E o verdadeiro artista desta primeira parte do Campeonato é... Ricardo Quaresma. O jogador portista recuperou a alegria e a inspiração e voltou a polvilhar os relvados com a sua inimitável magia. Tem enchido o campo com a fantasia que encanta miúdos e graúdos e também as medidas dos jornalistas de A BOLA, que o elegem agora como a figura desta primeira volta da prova doméstica. Falta ainda realizar-se mais uma jornada, mas o título desta casa já não lhe escapa porque ninguém lhe morde sequer os calcanhares. O número sete dos azuis e brancos tem feitiço nas botas e o diabo no corpo. Para os dragões é um anjo na terra.

Quem joga assim os seus males e os dos outros espanta. E Quaresma só por si tem afastado os fantasmas que ensombram normalmente os estádios através do seu futebol de encantar e chorar por mais, porque sem se deixar de folclores passou a combinar o útil com o agradável. Servir os companheiros, decidir jogos e abrilhantar os espectáculos é a trilogia sagrada por que se tem regido o número sete dos dragões, decididamente de volta àquele seu fulgor e luminosidade dos tempos de Co Adriaanse, que foi quem lhe (re)acendeu a chama que parecia perdida no tempo e no espaço. Agora tocou a vez a Jesualdo Ferreira de ligar novamente o seu jogador mais talentoso à corrente. Para prevenir qualquer curto-circuito momentâneo ou prolongado, o professor não esteve com meias medidas e recorreu a um fio de jogo conectado à terra. E assim Quaresma voltou a fazer faísca nos relvados e a subir aos céus. O criativo jogador teve alguns problemas na imprescindível ligação trifásica dos tempos modernos — assistir os companheiros, marcar golos e encantar a plateia —, acabou com um clique aqui e outro acolá por, entretanto, libertar toda a sua energia em campo e, enfim, fazer-se luz nos estádios portugueses e estrangeiros. Os dragões rejubilam, os adversários roem-se de inveja e o público que gosta de futebol agradece dádiva tão grande vinda dos pés de Quaresma.

A beleza dos números

Para além de o seu futebol ser um regalo para os olhos, o extremo teve ainda a arte e o engenho necessários para descodificar o seu jogo, ao ponto de o tornar tão prático quanto letal. E os números falam por si, o que não deixa de ser curioso para um verdadeiro artista da bola: Quaresma leva já marcados cinco golos no campeonato (é o segundo artilheiro da equipa) e um na Champions, contribuiu, ainda, e até agora, com 13 assistências para golo (!), é o jogador mais pontuado de A BOLA e foi para os críticos desta casa eleito cinco vezes como o melhor em campo. O egoísmo próprio, por vezes compreensível, daqueles que são predestinados para o futebol deu surpreendentemente lugar a um jogador de equipa sem lhe retirar, todavia, o talento natural e a alma. Quaresma assume-se assim como a figura do FC Porto e... também do futebol português, onde o seu protagonismo é cada vez mais do que evidente e a dimensão atingiu patamares que lhe reabriram fronteiras.

Fonte: "www.abola.pt"

posted by Magda @ 8:08 da manhã  
1 Comments:
  • At 11:07 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    tou kompletamen-t d akordo kn a pexoa k postou akele comentario anterior...
    era preciso assim tantu tempo po scolari perceber k ele e u melhor d tdx... hmmmmm axu k n mtt dificil d x perceber loool mx inda bem.... bju
    amt quaresma

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 


visitas

É EXPRESSAMENTE PROIBIDO RETIRAR INFORMAÇÃO E FOTOS DESTE BLOG SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DA PROPRIETÁRIA DO MESMO @MSILVA

Sobre mim
Sou a Magda (Portugal)

Envie-me um mail
Últimos Remates
Arquivos
Currículo

NOME: Ricardo Andrade Quaresma Bernardo

DATA DE NASCIMENTO: 26 de Setembro de 1983

SIGNO SOLAR: Balança

SIGNO CIGANO: Moeda

NATURALIDADE: Lisboa

POSIÇÃO EM CAMPO: Extremo - segundo o próprio a sua posição em campo é "PERDIDO"

INÍCIO COMO PROFISSIONAL: 16 anos

1º CLUBE COMO PROFISSIONAL: Sporting Clube de Portugal

CLUBES ONDE JOGOU (COMO PROFISSIONAL): Sporting, Barcelona e Porto

CLUBE ACTUAL: F. C. Porto

PRINCIPAIS TÍTULOS: Campeão Nacional (Sporting CP), 2 Supertaças (Sporting CP e FC Porto), Taça de Portugal (Sporting CP), Taça Intercontinental (FC Porto). Campeão Europeu Sub-16 (Portugal).

Curiosidades

MÚSICA NO LEITOR: Xano, Cigano

NO DVD: Gladiador, Tróia

NO PRATO: Bacalhau à Brás

GUARDA-FATOS: Todo o tipo de roupa, com preferência para Dolce & Gabanna

CARRO DE ELEIÇÃO: Porsche e Mercedes

PROGRAMA DE TELEVISÃO: O fraquinho do Fernando Rocha.

Links
Clubes por onde passou

Sporting


Barcelona


FC Porto


Selecção A (Portugal)

Templates by
Free Blogger Templates