Ricardo Quaresma 83
 
terça-feira, maio 30, 2006
Quaresma em entrevista ao Maisfutebol faz balanço da época...
Maisfutebol: Depois do mau Europeu que fez passa-lhe pela cabeça que Scolari possa estar de alguma forma satisfeito e dê as suas exibições menos conseguidas nos sub-21 como justificação para a ausência no Mundial?
Quaresma: [Risos] Ele não tem que pensar isso, pois se viu os jogos do Porto sabe o meu valor. Isso ele nunca pode pensar, pois sabe o valor que tenho.
Maisfutebol: Por que é que acha que não foi convocado para o Mundial?
Quaresma: Sinceramente não sei. Nunca ninguém me disse nada e eu também nem quero saber.
Maisfutebol: Não quer saber porquê?
Quaresma: Porque eles é que são os treinadores e eles é que mandam. Os jogadores só têm que respeitar.
Maisfutebol: Pensa que Scolari mantém de si a imagem do miúdo que ainda não cresceu?
Quaresma: Ele não pode pensar isso de mim, porque como pessoa talvez me conheça pouco. Como jogador conhece-me muito. Já demonstrei muita coisa e considero-me um homem. Nunca vim para os jornais criticar ninguém, nunca atribuí culpas aos outros, sempre assumi responsabilidades e por isso considero-me um grande profissional e um grande homem.
Maisfutebol: Acredita que provou no F.C. Porto que já é um jogador de equipa e não um individualista, como se dizia no passado?
Quaresma: Se formos analisar esta época ninguém pode falar disso. Ajudei a minha equipa a conquistar dois títulos. Fiz golos, fiz assistências, fui regular.
Maisfutebol: Mas isso não chegou para ser chamado à selecção A.
Quaresma: Para mim chegou e fiquei bastante feliz pela época que fiz.
Maisfutebol: Termina esta época de consciência tranquila?
Quaresma: Gostaria de acabar a época em grande sendo campeão da Europa. Não foi possível, mas vou de férias de consciência bastante tranquila.
Maisfutebol: Considera os 23 convocados como os melhores jogadores portugueses ou como um plantel que merece a confiança de Scolari?
Quaresma: [Risos] Não vou entrar por esse caminho. No mundo do futebol há coisas que nos surpreendem e uma das coisas que me surpreendeu foi não ir ao Mundial. Mas não vou comentar se é a equipa do mister Scolari ou se estão lá os jogadores que mereciam. Nunca pedi explicações a ninguém e nem quero saber por que é que não estou lá.
Maisfutebol: Da mesma forma que ficou surpreendido com a sua ausência, surpreendeu-o a chamada de algum jogador?
Quaresma: [Risos] Não me surpreendeu, até porque eu friamente já esperava ir aos sub-21. Tive esperança de ir ao Mundial mas depois algo me dizia que ia aos sub-21. Há coisas que nós pressentimos e eu pressenti que este Mundial ainda não era para mim.
Maisfutebol: Porquê? Sentiu falta de confiança na selecção A?
Quaresma: Não. O que senti foi falta de oportunidades, porque confiança em mim sempre tive e nunca me senti nem mais nem menos do que ninguém. O que fazem jogadores que lá estão eu também faço. Sei o valor que tenho, sei a grande época que fiz e como já disse respeito as decisões. Não perguntei nem vou perguntar a ninguém por que é que não fui chamado.
Maisfutebol: Então sente que não são os melhores que estão na selecção A?
Quaresma: Tenho que respeitar, pois cada treinador toma as decisões que entende e eu como jogador só tenho que respeitar. Não vou dizer se este ou aquele devem lá estar ou não, pois não sou treinador. Felizmente ainda sou jogador.
Maisfutebol: Se fosse treinador quais eram os seus 23 convocados?
Quaresma: Isso não vou dizer, pois não quero entrar em guerras com ninguém. Certamente tenho os meus 23.
Maisfutebol: Que não são aqueles?
Quaresma: Se são ou não, não vou dizer. Eu pelo menos estava lá, mas como não sou eu a escolher.
Maisfutebol: Incluía mais alguém da selecção sub-21 no lote dos 23?
Quaresma: Se calhar, porque há jogadores dos sub-21 que têm muito valor. Mas não somos nós que mandamos. Eu felizmente sou jogador e quando for treinador sou eu que vou decidir. Como ainda não sou treinador tenho que respeitá-los.
Maisfutebol: Na próxima época já não tem idade de sub-21. Irá de vez à selecção A?
Quaresma: Vou continuar a trabalhar para voltar a ter oportunidade da selecção A.
Quaresma desmente a agressão de que foi acusado

Maisfutebol: O que é que se passou em Barcelos depois do jogo com a Sérvia e Montenegro? Agrediu um adepto como veio a público?
Quaresma: Eu vinha a sair da zona dos balneários e estava a dar um autógrafo a um miúdo. Um individuo chegou ao pé de mim, pôs-se aos gritos, dizendo: «Não foste para a Alemanha e vens para cá e não jogas nada. Tens a mania e não és jogador nenhum. Não jogas nada. Não vales nada.» Disse-me isto entre outras coisas, de que nem me recordo. Esse senhor agrediu-me verbalmente e eu empurrei-o para se calar, mas não agredi ninguém.
Maisfutebol: A polícia foi chamada a intervir?
Quaresma: Houve um agente da polícia que assistiu a tudo e viu que quem me provocou foi ele e constatou que eu não provoquei ninguém. Eu passei, dei autógrafos, passou-se essa situação e entrei de seguida no autocarro da selecção nacional e fui para o hotel. Quando saí vi que o polícia ficou lá com ele e pediu-lhe a identificação.
Maisfutebol: O que significa para si esta confusão com adeptos?
Quaresma: Não são os adeptos. Os adeptos não têm essas atitudes. Fico triste pela estupidez de um português que mancha a imagem dos outros que nos apoiaram durante o Europeu.
Maisfutebol: Depois de a história ter vindo a público o que espera que aconteça?
Quaresma: Espero que não aconteça nada, pois não fiz mal a ninguém. Nunca estive envolvido em confusões, pois não fiz mal a ninguém. Nunca fui a um tribunal por causa de algo deste género e não é agora que irei.
Maisfutebol: Para além desta situação fora do relvado, no jogo com a Alemanha esteve envolvido num lance polémico com o guarda-redes. O que se passou? Houve agressão?
Quaresma: Foi um lance normal. Pensei que ia chegar à bola, estiquei a perna e foi pena tê-lo atingido. Não foi com intenção de aleijar ninguém. Não houve agressão.

"Não vou dizer que vou sair, mas só penso no F.C.Porto"

Maisfutebol: Ricardo Quaresma está de saída do F.C. Porto?

Quaresma: Neste momento estou de saída, mas é para férias [Risos]... Não. Estou muito bem no F.C. Porto. Agora, se chegar uma grande proposta que seja boa para mim e para o clube, aí sentamo-nos à mesa e discutimos. Não estou a pensar sair, mas no mundo do futebol não podemos dizer que não vamos sair, pois hoje estamos aqui e amanhã ali. Não vou estar a dizer que não vou sair, mas sinceramente só penso no F.C. Porto. Tenho mais três anos de contrato e espero cumpri-los no Porto.

Maisfutebol: Nem muda de opinião quando o Chelsea é apontado como um dos clubes interessados em si?

Quaresma: [Risos, risos]... Claro que todo o jogador fica contente por saber que o Chelsea o quer e eu não fujo à regra. Fico feliz quando sei que algum clube me quer, agora eu no Porto sinto-me muito bem, sempre fui muito acarinhado, fui muito bem recebido, é um clube onde sinto que me adoram. Apesar de não ser da casa, sempre fui tratado como um menino da casa, por isso só tenho que me sentir bem aqui. E tudo o que puder fazer por este clube vou fazer. Se tivesse que sair, tinha de ser uma grande proposta tanto para mim como para o clube.

Maisfutebol: Tem conhecimento de alguma grande proposta do Chelsea ou de outro clube?

Quaresma: Eu não, pois não tenho falado com o meu empresário e por isso não sei de nada.

Maisfutebol: O campeonato inglês consegue seduzi-lo ou continua a preferir mais Espanha?

Quaresma: Sempre disse que admiro muito o campeonato espanhol. Para mim é um campeonato que tem mais a ver com o meu estilo, mas isso não quer dizer que não goste de Inglaterra ou Itália. São grandes campeonatos, competitivos e além disso é um risco ir para um campeonato desses. Como eu gosto de correr riscos, não teria medo de arriscar ir para Inglaterra ou Itália.

Maisfutebol: Depois do risco falhado no Barcelona está preparado para arriscar de novo?

Quaresma: Tudo na vida é um risco e nós quando arriscamos nunca coisa nunca sabe se vai correr bem ou mal. O futebol é dos riscos mais elevados que existe. Podemos estar bem num clube, chegamos a outro e o treinador pode não gostar muito da tua cara, não apostar tanto em ti e não te dar confiança. Acho que um jogador sem confiança, por muito bom que seja, não consegue fazer nada. E sem oportunidades ainda pior.

Maisfutebol: Já assumiu numa entrevista que se fosse actualmente não teria ido para Barcelona naquela altura?

Quaresma: Se calhar, se fosse hoje, pelo que sei e pela maturidade que já ganhei, pensava duas vezes. Talvez fosse muito novo, mas nem tive tempo para pensar. O Barcelona foi sempre um clube que me deixou e me deixa louco. É um clube de que sempre gostei e admirei desde pequeno, mas se fosse hoje pensava duas vezes. Mas, se tivesse que sair neste momento sairia, pois já me sinto mais maduro e sinto que ia olhar de maneira diferente. Se passasse agora o que passei no Barcelona naquela altura penso que seria fácil lidar com isso, coisa que em Barcelona não foi nada fácil.

Maisfutebol: Mantém aceso esse desejo de regressar ao Barcelona?

Quaresma: Continuo a admirar o Barcelona, pois é um grande clube, mas não me estou a ver no Barcelona. Neste momento estou mais a ver-me de branco e azul, que são as cores do F.C. Porto.

Quaresma: «Ainda é cedo para dizer onde posso chegar»

Quaresma: «Adriaanse ensinou-me muito tacticamente»

Quaresma e o Mundial: «Acho que estão a fazer festas a mais»

Quaresma: «Há jogadores que se calhar não estavam preparados para o Europeu»

Fonte: www.maisfutebol.iol.pt

posted by Magda @ 9:04 da tarde  
2 Comments:
  • At 11:54 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Parabéns Quaresma pela tua prestação nesta época, pois tu mostras-te q tens um dom e delicias-te as pessoas q gostam de ver um bom jogo, luta e acredita q vais chegar muito longe. Para onde tu fores parar seguirei os teus passos.

     
  • At 7:03 da tarde, Blogger GLP said…

    Boa entrevista...Tás com visitas!!! Parabéns...

    Beijinhos

    GLP

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 


visitas

É EXPRESSAMENTE PROIBIDO RETIRAR INFORMAÇÃO E FOTOS DESTE BLOG SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DA PROPRIETÁRIA DO MESMO @MSILVA

Sobre mim
Sou a Magda (Portugal)

Envie-me um mail
Últimos Remates
Arquivos
Currículo

NOME: Ricardo Andrade Quaresma Bernardo

DATA DE NASCIMENTO: 26 de Setembro de 1983

SIGNO SOLAR: Balança

SIGNO CIGANO: Moeda

NATURALIDADE: Lisboa

POSIÇÃO EM CAMPO: Extremo - segundo o próprio a sua posição em campo é "PERDIDO"

INÍCIO COMO PROFISSIONAL: 16 anos

1º CLUBE COMO PROFISSIONAL: Sporting Clube de Portugal

CLUBES ONDE JOGOU (COMO PROFISSIONAL): Sporting, Barcelona e Porto

CLUBE ACTUAL: F. C. Porto

PRINCIPAIS TÍTULOS: Campeão Nacional (Sporting CP), 2 Supertaças (Sporting CP e FC Porto), Taça de Portugal (Sporting CP), Taça Intercontinental (FC Porto). Campeão Europeu Sub-16 (Portugal).

Curiosidades

MÚSICA NO LEITOR: Xano, Cigano

NO DVD: Gladiador, Tróia

NO PRATO: Bacalhau à Brás

GUARDA-FATOS: Todo o tipo de roupa, com preferência para Dolce & Gabanna

CARRO DE ELEIÇÃO: Porsche e Mercedes

PROGRAMA DE TELEVISÃO: O fraquinho do Fernando Rocha.

Links
Clubes por onde passou

Sporting


Barcelona


FC Porto


Selecção A (Portugal)

Templates by
Free Blogger Templates