Ricardo Quaresma 83
 
quarta-feira, março 28, 2007
QUARESMA: "Rei" no YouTube

Três dias depois do jogo com a Bélgica, a inspiração do portista perpetua-se na internet e, à conta disso, o assunto virou notícia em Espanha


O golo que Quaresma marcou à Bélgica está entre os mais vistos do YouTube, o popular site da internet especializado na divulgação e partilha de vídeos. Ontem, três dias depois do jogo, a trivela do portista ainda fazia parte dos dez mais populares da semana na categoria de desporto, o que, atendendo à actualização constante de imagens que é feita no site, não deixa de ser significativo. Além da popularidade instantânea desse momento de inspiração de Quaresma, expressa nos milhares de cliques sobre os vários vídeos que mostravam o terceiro golo de Portugal, o lance trepou também no ranking dos favoritos e dos mais partilhados entre os que visitaram a página. Por outras palavras: uma parte significativa dos que o viram no YouTube fizeram questão de o reenviar para que outros também o apreciassem.

Parece - e em parte, até é - um detalhe folclórico, mas o certo é que essa popularidade virou notícia. Ontem, nos jornais espanhóis, o assunto não passou despercebido: "Quaresma rebenta a rede", escrevia o "El Mundo Deportivo", da Catalunha, dando conta do fenómeno de visitas sobre o golo do portista. "Mais de 210 mil visitas até ontem", escrevia o jornal, sublinhando que a atenção dispensada continuava a somar cliques. Não há famoso ou aspirante à fama que, hoje em dia, não passe pelo YouTube, eleito pela planetária revista "Time", em 2006, como a melhor invenção do ano.

Quaresma tem sido, nos últimos dias, uma autêntica febre em Espanha, por conta do suposto interesse do Atlético de Madrid. A atenção mediática dispensada ao extremo do FC Porto, que só encontra rival à altura em Cristiano Ronaldo, saiu reforçada com o golo marcado à Bélgica. O presidente do Atlético não consegue escapar ao bombardeamento. Cansado do tema, Enrique Cerezo, garantiu que não vira o momento de inspiração de Quaresma. "Não vale a pena começar a vender a próxima temporada sem acabar esta", justificou-se. E, claro, esta atenção toda acaba por ser um revés para os eventuais interessados em regatear preços.


Fonte: "www.ojogo.pt"
posted by Magda @ 8:13 da manhã   2 comments
quarta-feira, março 14, 2007
QUARESMA e BENTO: "Autênticas conversas de família"
Durante dois anos, Quaresma e Paulo Bento partilharam o mesmo quarto nos estágios – e até na Academia do Sporting dividiam os aposentos. Só por uma vez o puto ficou com Hugo Viana, mas Boloni não quis repetir a experiência. Apesar da irreverência, o “Cigano” sabia escutar os mais velhos, e o então camisola 17 era o preferido na hora de pedir um conselho. Além dos ensinamentos profissionais que recebeu de Paulo Bento, Quaresma não hesitava em consultar o actual técnico leonino sobre, por exemplo, um problema pessoal, ou uma questão financeira.

Fonte: "www.ojogo.pt"
posted by Magda @ 7:56 da manhã   0 comments
QUARESMA: "Empurrão decisivo para lançar carreira"
Quaresma estreou-se como titular pela equipa principal do Sporting com apenas 17 anos. Na época 2001/02, os leões, depois de vencerem o FC Porto, deslocaram-se ao Restelo na segunda jornada do Campeonato. O resultado foi uma derrota por 3-0. O então camisola 20 fez uma exibição mediana, acabou rendido ao intervalo e acusou o momento.

Viveu a sua primeira experiência negativa no futebol profissional, deparando-se com um quadro de críticas para o qual não estava preparado. Abanou, perdeu o sorriso por alguns dias, mas o colega de quarto não o deixou ir abaixo. Paulo Bento foi fundamental na recuperação psicológica do actual craque do FC Porto, transmitindo-lhe confiança e força para encarar o momento. "Ofereceu-lhe" as primeiras lições para saber lidar com as adversidades. Ainda hoje, o camisola sete dos dragões reconhece a importância de Paulo Bento nesse momento, que considera crucial na sua carreira, tendo em conta o impacto negativo que uma má estreia poderia ter no seu futuro. Os conselhos de Paulo foram mais-valias para o Ricardo – sempre se trataram pelo primeiro nome. Até na hora de rumar ao Barcelona Quaresma conversou com Bento.


Fonte: "www.ojogo.pt"
posted by Magda @ 7:53 da manhã   0 comments
QUARESMA: "O Paulo deu-me bons conselhos"
Dormir com o inimigo. Pode ser encarada assim a história de Quaresma com Paulo Bento, mas na verdade o treinador foi uma espécie de pai e conselheiro para o portista quando ambos representaram o Sporting



Qual é o ponto comum entre Quaresma e Paulo Bento? Obviamente, esqueça o corte de cabelo, porque um gosta de ter risca ao meio desde sempre e o outro vai variando entre tranças e um penteado à moicano. Posição no campo? Claro que não. Quando o treinador do Sporting jogava, era à frente da defesa que se notabilizava, num estilo robusto, simples e eficiente, enquanto o avançado portista é especialista em muitas coisas, desde partir rins aos adversários, inventar fintas, rematar de trivela, marcar golos, enfim, especialista em dar alegria ao futebol. Ambos são naturais de Lisboa, mas na verdade não é esse o ponto comum em interrogação. Quando representaram o Sporting em simultâneo foram colegas de quarto, ponto de partida para uma amizade que perdura até hoje e que no próximo sábado, no clássico entre dragões e leões, vai sofrer, não uma interrupção, mas talvez um momentâneo arrefecimento para a defesa das respectivas cores. É normal.


Quando Paulo Bento começava a mostrar qualidades como médio-defensivo no Estrela da Amadora e no Guimarães, entre 1989 e 1994, que o levaram ao Benfica, Oviedo e depois ao Sporting como última paragem, Ricardo Quaresma andava a dar os primeiros pontapés na bola nas camadas jovens dos leões. E foram tão bons os pontapés que na época de 2001/02 chegou à primeira equipa do Sporting, com a tenra idade de 17 anos. Cristiano Ronaldo chegou no ano seguinte, só para se ter um termo de comparação. Sob a orientação de Laszlo Boloni, Quaresma encontrou jogadores como João Pinto, Pedro Barbosa, Sá Pinto, Jardel, Hugo Viana, Tello, Rui Bento, André Cruz, Rui Jorge e tantos outros. Um plantel de luxo, portanto. Para integrá-lo da melhor maneira, o departamento de futebol do Sporting achou que o ideal seria juntar Quaresma e Paulo Bento no mesmo quarto, o mais novo com um dos mais experientes, juntar o camisola 20 com o camisola 17, respectivamente.

A relação foi excelente e proveitosa para Quaresma. O cigano ainda hoje recorda esses tempos como excelentes, uma espécie de rampa de lançamento para o patamar mais cintilante do futebol. "Foi meu companheiro durante duas épocas", assumiu o portista. Com qualidades técnicas inatas, o treinador do Sporting foi importante na formação e postura de Quaresma enquanto jogador de futebol. "Paulo Bento deu-me muitos conselhos, que se revelaram importantes para a minha formação", disse Quaresma a O JOGO.

A verdade é que o Sporting arrasou nessa época. Quaresma estreou-se precisamente num jogo contra o FC Porto e esteve presente em 28 jogos. Também venceu a Taça de Portugal. Na temporada seguinte (2002/03) as coisas não correram tão bem em termos de títulos, mas Quaresma continuou a espantar e a espalhar talento pelos relvados, o que lhe valeu um convite do Barcelona. Paulo Bento assistiu a tudo como amigo e conselheiro invisível. No sábado serão adversários.

Fonte: "www.ojogo.pt"
posted by Magda @ 7:48 da manhã   9 comments
terça-feira, março 13, 2007
QUIARESMA: "Em casa mandamos nós"
A exuberância de Quaresma dentro do campo não encontra paralelo fora dele. Nenhuma palavra sai de trivela no discurso moderadamente optimista com que cruza os objectivos imediatos do FC Porto com os seus planos de emancipação. O que lhe dá prazer é viver o momento, sentir o palpitar de uma campanha interna que aproxima os portistas do título. Quanto ao Sporting, não merece tratamento indiferenciado das restantes equipas que passaram pelo Dragão. «É para vencer. Em casa mandamos nós», remata com força.

O Marítimo já faz parte do passado. Para alguns espíritos inquietos, a vitória na Madeira serviu para respirar fundo antes dos dois clássicos que vão agitar o Campeonato Nacional. Para Quaresma, foi apenas uma etapa queimada com sucesso por um colectivo que releva crescente vontade de renovar o título. Do ponto de vista anímico, não restam dúvidas de que os três pontos conquistados nos Barreiros constituíram importante injecção de confiança para a equipa portista. «Sinto que estamos a crescer imenso. Obtivemos uma boa vitória num campo tradicionalmente difícil, frente a um Marítimo que se bateu bem. Foi um jogo em que conseguimos gerir com tranquilidade a vantagem que construímos na primeira parte», sintetizou, atirando um primeiro olhar sobre o jogo com o Sporting, sem evitar uma referência subliminar ao desafio da Luz: «Temos dois jogos complicados pela frente, mas primeiro vamos pensar no Sporting. O jogo é em nossa casa e lá temos sempre de mandar. Normalmente, o FC Porto está sempre obrigado a ganhar, até por força do estatuto que ostenta e do objectivo que persegue. Em relação a esse desafio a meta está bem definida e passa, naturalmente, por conquistar os três pontos.»

«Não temos medo de ninguém»

Pergunta-se a Quaresma o que mais receia no Sporting. O extremo não evita um assomo de espanto pela questão e parte determinado para a resposta, eliminando o factor medo na projecção que faz ao clássico: «Receio do Sporting não tenho. Tenho, isso sim, é respeito pelo clube, pelos seus jogadores e treinador. No resto, não receio nada nem ninguém. Os jogadores do FC Porto sabem que terão pela frente um adversário forte que possui um conjunto de excelentes jogadores.»

Se o FC Porto vencer o Sporting e o Benfica já pode encomendar as faixas de campeão? Desta vez Quaresma rasga um sorriso para afastar uma ideia que lhe parece vagamente arrogante: «Não, não podemos nem vamos encomendar faixas nenhumas. Vão ser jogos importantes e se ganharmos daremos um passo importante para conquistar o título.»

«Obrigado, FC Porto»

Blindado das notícias que o dão como alvo apetecível de meia Europa endinheirada, Quaresma vai colhendo os bons frutos que plantou. O menino das trivelas já é um fenómeno mundial, a sua imagem está colada aos êxitos nacionais e internacionais do FC Porto. «Estou a atravessar uma boa fase, sinto-me bem, tenho prazer naquilo que faço», assume, sem cair na tentação de pensar que os estados de graça duram para sempre: «Há momentos bons e maus na carreira de um jogador e acho que nesta altura da época atravesso um momento positivo. Bem ou mal a verdade é que não sou jogador para me esconder.»

Sobre o futuro não vale a pena gastar muitas palavras. É o presente que o preenche, é no FC Porto que sente bem: «Sou novo e ainda tenho uma vida pela frente. O importante é estar bem. Neste aspecto tenho contado com o apoio de muita gente. No FC Porto evoluí como homem e como jogador e só tenho que agradecer ao clube tudo o que proporcionou.»


Fonte: "www.abola.pt"
posted by Magda @ 8:00 da manhã   0 comments
quarta-feira, março 07, 2007
QUARESMA: "Temos de levantar a cabeça"
Ricardo Quaresma voltou a dar nas vistas frente ao Chelsea, tendo mesmo apontado o golo da esperança portista em Stamford Bridge, insuficiente, porém, para garantir a qualificação para os quartos-de-final da Liga dos Campeões.

«Demonstrámos que temos grande equipa, pois demos tudo o que tínhamos, mas não conseguimos alcançar o nosso objectivo. Perdemos frente a outra grande equipa, por isso agora temos de levantar a cabeça e continuar a trabalhar», afirmou o jogador, autor do golo inaugural da partida: «Foi grande alegria, mas ainda faltava muito tempo para o final. Ainda tentámos fazer o segundo, mas o Chelsea defende muito bem.»

O FC Porto fica agora obrigado a vencer o campeonato? «O objectivo do FC Porto sempre foi ser campeão nacional. Agora, é o único troféu que temos para ganhar e é para isso que vamos lutar», respondeu Quaresma.

Fonte: "www.abola.pt"
posted by Magda @ 8:05 da manhã   0 comments
CHELSEA - PORTO: Quaresma marca mas Porto está fora da Champions
O FC Porto foi esta noite derrotado pelo Chelsea, em Stamford Bridge (1-2), ficando de fora da Liga dos Campeões, nos oitavos-de-final, depois de um empate a uma bola no jogo do Dragão. O esteve perto do sonho de se concretizar e foi acalentando até aos 78 minutos, mas a persistência do Chelsea foi mais forte e o desnível entre as duas equipas acabou por vir ao decima já a meio do segundo tempo. Ricardo Quaresma (15m) mostrou que era possível «bater» Petr Cech, mas do outro lado Robben (47m) e Ballack (78m) também fizerem o que lhes era devido e impediram os portistas de seguir em frente.

Quaresma abre o marcador em Londres


O FC Porto não se mostrou nada intimidado pelo ambiente de Stamford Bridge e por medir forças com um clube do gabarito do Chelsea. Jogo equilibrado, com apenas um remate às redes de Helton, no primeiro quarto de hora, quando numa rápida recuperação de bola, Lucho abre para Quaresma que desmarcado corre para a baliza e inaugura o marcador. Os pupilos de Jesualdo Ferreira retraíram-se ligeiramente depois do tento, mas em pouco tempo regressaram ao seu melhor nível e mostrando que estavam à altura ombrear com o adversário.


Na etapa complementar, o Chelsea entrou determinado e no segundo minuto Robben iguala a partida e os Blues vêem que a passagem à fase seguinte está mais perto. A partir daí a diferença entre as duas equipas começa a ser notória. Os técnicos fizerem alterações, sem mudanças significativas, mas Mourinho tinha um trunfo na manga: a entrada de Paulo Ferreira, há muito relegado para o banco de suplentes. O antigo jogador do FC Porto travou «na perfeição» Quaresma e os dragões não voltaram a incomodar as redes de Petr Cech. Os ataques da equipa da casa foram-se sucedendo até ao tão esperado golo, que surgiu aos 78 minutos através de Ballack.

Mas mesmo a vencer por 2-1, o Chelsea não facilitou porque um golo do FC Porto era fatal para as aspirações dos ingleses.


Com este resultado o Chelsea está nos quartos-de-final e Mourinho - de quem tanto se tem falado sobre a possível saída do clube - tem agora mais um argumento, depois de ter vencido a Taça da Liga, para mostrar que faz falta em Stamford Bridge.


Sob a arbitragem do italiano Roberto Rosetti as equipas alinharam:


CHELSEA – Cech; Diarra (Paulo Ferreira, 64m), Essien, Ricardo Carvalho e Ashley Cole; Robben, Makelele (Obi Mikel, 46m), Ballack e Lampard; Shevchenko (Kalou, 83m)e Drogba.


FC PORTO – Helton; Fucile, Bruno Alves, Pepe, Ricardo Costa; Marek Cech (Adriano, 55m); Lucho, Paulo Assunção e Raul Meireles (Ibson, 55m); Lisandro (Bruno Moraes, 80m) e Ricardo Quaresma.

Cartão amarelo: Robben (34m), Quaresma (57m), Diarra (60m), Fucile (82m), Petr Chec, (86m)


Marcador: 0-1 por Quaresma (15m); 1-1 por Robben (47m); 2-1 por Ballack (78m)


Fonte: "www.abola.pt"
posted by Magda @ 8:00 da manhã   0 comments
terça-feira, março 06, 2007
QUARESMA: "Estamos em Londres para ganhar"
Brilhou no jogo da primeira «mão» e quer fazer o mesmo em Stamford Bridge, até porque considera que são estes «os melhores jogos para qualquer jogador». Pelo meio, Ricardo Quaresma garante que o FC Porto «está em Londres para ganhar».

«Não viemos aqui para perder, nem para empatar. O nosso objectivo é ganhar e mostrar às pessoas que também somos uma grande equipa», salientou ainda o extremo portista, presente na conferência de imprensa ao lado de Jesualdo Ferreira.

Garantindo sentir-se «tranquilo», Quaresma diz só estar preocupado em ajudar a equipa a ganhar e assegurar a qualificação para os quartos-de-final da Liga dos Campeões, deixando ainda a receita: «Vamos rematar quantas vezes pudermos.»

Fonte: "www.abola.pt"
posted by Magda @ 7:56 da manhã   1 comments


visitas

É EXPRESSAMENTE PROIBIDO RETIRAR INFORMAÇÃO E FOTOS DESTE BLOG SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DA PROPRIETÁRIA DO MESMO @MSILVA

Sobre mim
Sou a Magda (Portugal)

Envie-me um mail
Últimos Remates
Arquivos
Currículo

NOME: Ricardo Andrade Quaresma Bernardo

DATA DE NASCIMENTO: 26 de Setembro de 1983

SIGNO SOLAR: Balança

SIGNO CIGANO: Moeda

NATURALIDADE: Lisboa

POSIÇÃO EM CAMPO: Extremo - segundo o próprio a sua posição em campo é "PERDIDO"

INÍCIO COMO PROFISSIONAL: 16 anos

1º CLUBE COMO PROFISSIONAL: Sporting Clube de Portugal

CLUBES ONDE JOGOU (COMO PROFISSIONAL): Sporting, Barcelona e Porto

CLUBE ACTUAL: F. C. Porto

PRINCIPAIS TÍTULOS: Campeão Nacional (Sporting CP), 2 Supertaças (Sporting CP e FC Porto), Taça de Portugal (Sporting CP), Taça Intercontinental (FC Porto). Campeão Europeu Sub-16 (Portugal).

Curiosidades

MÚSICA NO LEITOR: Xano, Cigano

NO DVD: Gladiador, Tróia

NO PRATO: Bacalhau à Brás

GUARDA-FATOS: Todo o tipo de roupa, com preferência para Dolce & Gabanna

CARRO DE ELEIÇÃO: Porsche e Mercedes

PROGRAMA DE TELEVISÃO: O fraquinho do Fernando Rocha.

Links
Clubes por onde passou

Sporting


Barcelona


FC Porto


Selecção A (Portugal)

Templates by
Free Blogger Templates