Ricardo Quaresma 83
 
domingo, dezembro 25, 2005
1º Mês de existência e mais de 300 visitinhas...

O Blog "ricardoquaresma83.blogspot.com" faz exactamente hoje, Dia de Natal, 1 mês de existência...a todos os que o visitaram durante este mês e de alguma forma deixaram o seu contributo para a continuidade, um OBRIGADO muito sentido...sem comentários de encorajamento, críticos e de incentivo como os que foram deixados por vós, a vontade não seria a mesma para continuar.
Continuem a visitar e a deixar registada a vossa opinião...
OBRIGADA a todos e aguardem por novas postagens
MSilva
posted by Magda @ 5:39 da tarde   0 comments
sexta-feira, dezembro 23, 2005
FELIZ NATAL...

O Blog "Ricardoquaresma83.blogspot.com", na pessoa dos seus criadores, deseja a TODOS os visitantes e fãs do Ricardo Quaresma, um SANTO e FELIZ NATAL. Que o velhinho da barba branca vos traga tudo aquilo que mais desejaram para este Natal acima de tudo muita Saúde, Paz, Felicidade e Harmonia...

Beijinhos e abraços

Magda Silva
Gonçalo Lobo Pinheiro
posted by Magda @ 9:36 da tarde   0 comments
Noite Mágica na Cidade-Berço
A equipa do FC Porto partiu para as mini-férias de Natal com mais um triunfo, desta vez sobre o Vitória de Guimarães por 2-0, tornando-se assim na equipa Campeã de Inverno.
O jogo estava equilibrado com oportunidades para ambos os lados, mas para o minuto 21 estava guardado mais um momento de magia do génio Quaresma.
Ricardo Quaresma, encostado à esquerda, como ele tanto gosta de jogar, recebe a bola, com Svard pela frente, passa pelo adversário bem à sua maneira e rematou cruzado em forma de arco para o fundo da baliza vimaranense.Numa altura em que os adeptos do Vitória lhe dirigiam algumas palavras menos próprias, Ricardo mostrou que não teme nem cede a pressões e resolveu abrir o livro de genialidades e presentear os adeptos presentes no estádio com mais um toque de génio.
Mas como na vida nem tudo são rosas, depois de tanta genialidade, Quaresma não conseguiu resistir a uma partida do seu tornozelo direito.
Na disputa de mais um lance com o defesa do Guimaraes, Svard, Quaresma sofreu um toque no pé direito que o obrigou a sair ao intervalo e a assistir à segunda parte do jogo na bancada de Imprensa.No final da partida os médicos do Porto confirmaram, o extremo portista sofreu um entorse no tornozelo direito.
Com tudo isto, a opinião do treinador só podia transbordar felicidade e contentamento com as constantes exibições de grande nível do seu pupilo. "Foi, de novo, um golo maravilhoso dele a fazer a diferença num jogo que estava a ser equilibrado durante a primeira parte", comentou o técnico portista.
Resta agora desejar ao Ricardo Quaresma as rápidas melhoras do seu tornozelo e UM FELIZ NATAL com muita saúde, paz, felicidade e alegria junto sempre daqueles que lhe são mais importantes...
posted by Magda @ 8:57 da tarde   1 comments
quinta-feira, dezembro 22, 2005
O Melhor Golo de 2005 foi magia de...Quaresma
O golo marcado por Quaresma aos 88' do FC Porto-Rio Ave foi considerado pelo canal Eurosport como o melhor do ano na Europa. O segundo lugar do pódio foi para outro portista, Hugo Almeida, e para o estrondoso golo que marcou ao Inter, em San Siro.
O canal televisivo de desporto Eurosport elegeu o golo com que Quaresma abriu a vitória por 3-0 sobre o Rio Ave, no jogo da 3ª jornada do campeonato, como o melhor do ano de 2005 na Europa. Um remate de trivela que bateu Mora quando o cronómetro já jogava a favor do empate pretendido pelos vila-condenses. De resto, o segundo lugar do pódio também é ocupado por um portista, Hugo Almeida, distinguido pelo golo de livre marcado ao Inter de Milão no Estádio de San Siro. Um tiro violentíssimo, que percorreu os mais de 35 metros até à baliza de Júlio César numa fracção de segundo que não deu tempo para o guarda-redes reagir. Dois grandes golos que recebem agora o devido reconhecimento internacional e que se cotam à frente de alguns dos grandes artistas do futebol europeu como Ronaldinho, Lampard, Robinho ou Eto'o num programa que fez uma selecção dos 50 melhores golos do ano. Uma lista que teve lugar para mais golos falados em português, como o apontado por Rogério no Sporting-Belenenses, o de Rui Costa no Milan-Brescia da última temporada ou o de Sá Pinto no Gil Vicente-Sporting.

Magia pura!
O melhor do FC Porto-Rio Ave estava guardado para o fim. Os portistas tinham dominado a primeira parte e a segunda, tinham multiplicado as oportunidades de golo e tinham encostado os vila-condenses às cordas mas, aos 80', o jogo continuava encravado num empate sem golos e a tensão crescia nas bancadas do Estádio do Dragão. Co Adriaanse fazia entrar Quaresma, depois de apostar em Alan e Hugo Almeida para tentar vencer o jogo por esmagamento e o facto é que, dessa vez, foi bem sucedido. Quaresma só precisou de oito minutos em campo para fazer magia. O lance foi desenhado pelos três suplentes: Alan fez o passe a rasgar do outro lado do campo e Hugo Almeida teve a presença de espírito de deixar a bola passar por entre as pernas fazendo-a chegar a Quaresma. Um lance bonito até aí, e absolutamente fantástico logo a seguir. O extremo recebeu a bola e avançou para dentro da área perante a oposição de Idalécio e Milhazes. Os defesas ofereceram-lhe o centro do terreno, protegendo o flanco. Afinal, era mais provável que o Quaresma procurasse a linha de fundo para fazer o cruzamento com o pé direito do que fosse para o centro onde o remate teria que ser desferido com o pé esquerdo, o pior dos dois. Mas o extremo do FC Porto não obedece às leis das probabilidades nem da física. Tinha espaço no centro e aproveitou-o. Enquadrou-se com a baliza e deu razão aos defesas. Não rematou com o pé esquerdo, mas com a parte de fora do direito, de trivela. A bola descreveu um arco impossível, sempre longe do alcance de Mora, acabando por entrar na baliza junto ao angulo superior esquerdo. Há quem jure ter ouvido o extremo murmurar qualquer coisa antes do remate e há quem aposte que foram as palavras mágicas: "abracadabra".
posted by Magda @ 8:05 da manhã   1 comments
quinta-feira, dezembro 15, 2005
O Segredo está............na FIBRA!
Quem gosta de bom futebol, por certo já reparou: Ricardo Quaresma, um dos maiores talentos do futebol português, está mais maduro. Continua com aquele estilo fantasista, mas corre e joga para a equipa. A que se deverá esta súbita evolução, meses depois de ter sido apontado como um jovem talento em risco de se eclipsar? Um dos segredos pode estar no aproveitamento das fibras musculares. Trocado por miúdos: Quaresma tem uma resistência maior do que se julgava.
O jornal A BOLA ouviu dois especialistas em treino e fisiologia do esforço (José Soares e José Augusto) e um psicólogo (Jorge Silvério). E há duas ideias fortes que merecem desenvolvimento: Quaresma tem mostrado uma maior resistência física do que é suposto um repentista ter; e, do ponto de vista psicológico, está mais maduro e concentrado. Comecemos pelo lado físico, talvez o mais interessante neste caso. Geralmente, um fantasista, que faz da criatividade a sua principal arma, apresenta uma massa muscular baseada nas fibras brancas, que conferem mais força e explosão mas pouca resistência à fadiga. Só que Quaresma tem-se revelado, esta época, um caso especial: mostra um grande equilíbrio entre as fibras brancas e as vermelhas, as que dão mais resistência. Para José Soares, professor catedrático na Faculdade das Ciências e do Desporto e Educação Física (FCDEF) e preparador físico da selecção nacional durante o Mundial-2002, "a composição muscular de um jogador é, em larga medida, determinada geneticamente. Não há grande espaço para alterações dessa composição, embora elas possam ocorrer. Num caso como o de Quaresma, as características já lá estavam. O que pode ter acontecido é que, nos últimos meses, o tipo de treino que foi feito permitiu que algumas qualidades se desenvolvessem". Neste contexto, Soares considera que a base da mudança esteve "no treino e não em eventuais alterações musculares", salientando que "é muito provável que essa alteração na forma de jogar decorra de uma mudança táctica, não tanto de alterações físicas. O jogador é trabalhado de outra maneira e, por isso, rende mais".
Velocista e resistente
Mesmo sem dados biométricos para estabelecer comparações, José Soares identifica "melhorias visíveis" no desempenho físico de Quaresma. "Está, sem dúvida, mais completo. E é possível que, trabalhado de outra maneira, estejam a ser aproveitadas características musculares que já lá estavam, mas não eram utilizadas. O que é certo é que dá gosto ver jogar o Quaresma." Se a melhoria decorreu de um melhor aproveitamento da capacidade muscular de Quaresma, havia, então, fibras lentas que não eram devidamente aproveitadas:"No caso do Quaresma, é possível que consiga aliar, de uma forma equilibrada, as fibras brancas com as vermelhas, o que lhe permite essa polivalência. As fibras de resistência que já tinha terão sido maximizadas."
Herança genética difícil de contornar
Apesar de os dados sobre o perfil fibrilar dos futebolistas ser muito útil para se avaliar as potencialidades de um jogador, há poucos estudos sobre o tema. José Soares explica porquê: "Os métodos de verificação são muito invasivos. Mas seria muito útil ter esses dados, para se conhecerem melhor as características dos atletas com quem estamos a trabalhar." Em matéria de músculos, o mais importante é definido à nascença. Mas um bom trabalho a longo prazo pode aprimorar potencialidades adormecidas. "A herança genética é muito forte. Costuma dizer-se que a velocidade não se treina: ou existe ou não existe. Mas também é verdade que, por exemplo, um miúdo de 15 anos chuta muito melhor do que quando tinha 12. A força não mudou muito, mas como aprendeu entretanto a forma de chutar, melhorou a sua prestação. Isso pode trabalhar-se", explica José Soares. Nos futebolistas as diferenças de funções dentro do campo podem ser compartimentadas no que se refere às características musculares: "Um avançado tem mais fibras brancas que um médio, mas isso tem um preço: tem menos resistência. Um médio com mais fibras vermelhas tem mais gasóleo, resiste mais ao esforço."
Força mental também ajudou
Mas a questão muscular - sendo importante para perceber esta rápida progressão de Quaresma - está longe de explicar tudo. Para José Augusto, preparador físico da selecção nacional durante o Euro-2000, há um lado motivacional muito forte: "Nota-se um dedo de Adriaanse. Pelo que conheço dele, deve ter insistido muito com o Quaresma. Primeiro, a repreendê-lo, quando o obrigou a tirar todos aqueles brincos e anéis, mas depois, como forma de compensação, motivando-o, ao dizer-lhe que esta podia ser a sua grande época." Esta ideia remete para um bom trabalho dos factores mentais [ver peça à parte].Na perspectiva de José Augusto, o novo fôlego de Quaresma passou muito pela parte psicológica. "Um jogador mais motivado vai buscar forças e energias que ainda não tinha revelado. No caso do Quaresma, isso é notório. O que ele corre hoje e o que não corria na época passada ", concluiu este especialista em preparação física.
posted by Magda @ 9:00 da tarde   0 comments
Mais de 150 visitas em menos de 3 semanas...
Este post é meramente de agradecimento a todos aqueles que visitam e/ou já visitaram o blog "ricardoquaresma83.blogspot.com".
Quero agradecer a todos vocês que em menos de 3 semanas (faz amanhã) já visitaram o blog mais de 150 vezes...sem vocês nada disto seria possível.
Confesso que no início foi apenas um desejo meu fazer o blog para poder explanar tudo aquilo que sinto enquanto fã do Ricardo, mas agora vejo que tudo aquilo que aqui vou colocando serve, para todos aqueles que também são fãs do Ricardo, conhecerem um pouco mais sobre a sua (ainda curta) história...OBRIGADA!
Um OBRIGADA mt especial a quem me ajudou a tornar tudo isto possível, o meu colega e amigo Gonçalo Lobo Pinheiro...OBRIGADA AMIGO!
"SER FÃ É MAIS QUE FOTOGRAFAR E PEDIR AUTÓGRAFOS DIARIAMENTE"...
Beijos e OBRIGADA a todos...
MSilva
posted by Magda @ 12:15 da tarde   2 comments
quarta-feira, dezembro 14, 2005
Quaresma eleito «Jogador do Mês» de Novembro...
Foto de Gonçalo Lobo Pinheiro

O avançado do FC Porto, Ricardo Quaresma, foi eleito, pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, o «Jogador do Mês» de Novembro.
Ricardo Quaresma conseguiu um total de 53 pontos, os mesmos que o seu companheiro de equipa, o argentino Lucho Gonzalez, sendo que a vitória do português é explicada com o facto de ter menos minutos de jogo do que o colega de de clube.
De referir que na terceira posição da classificação surge outro portista, o também argentino Lisandro Lopez, com 51 pontos.
PARABÉNS..agr sim estão a reconhecer o teu valor...Continua...
posted by Magda @ 8:11 da tarde   0 comments
quinta-feira, dezembro 08, 2005
A Longa Caminhada até à Fama...
Em criança o seu sonho era o karaté, mas após a separação dos seus pais, o irmão "puxou-o" para o futebol onde se iniciou aos sete anos no Desportivo Domingos Sávio de Campo de Ourique, bairro onde habitava.

O futebol na sua família é uma tradição já com alguns anos, o seu avô materno "foi um grande futebolista do Sporting de Luanda", comentou Quaresma depois de alguns "relatos" feitos pela sua mãe. O seu tio-avô, Alfredo Quaresma, conhecido internacional do Belenenses, defesa-central e capitão de uma das mais famosas equipas do Restelo e também o seu irmão, Alfredo, jogador esquerdino formado nas escolas do Sporting, tal como Ricardo.

Com apenas 8 anos de idade, Ricardo Quaresma chega ao Sporting para integrar as "escolinhas" pelo "mestre" César Nascimento que desde cedo viu nele um talento em potência.

Mas este talento poderia ter-se perdido ainda mal tinha sido descoberto, isto porque Quaresma esteve para abandonar o futebol e passar a jogar hóquei em patins por ser esta a modalidade praticada pela maioria dos seus amigos. Quem não gostou muito da ideia foi a família em casa e inclusivé a mãe disse-lhe que caso ele tomasse essa decisão passava a sair de casa somente para a escola. Mas felizmente tudo acabou bem e o geniozinho não se perdeu e continuou a revelar-se.

Quaresma saiu das mãos de César Nascimento para a "guarda" do carismático Osvaldo Silva que deu continuidade ao trabalho das suas qualidades até então já bem evidentes. Paulo Leitão foi o treinador no escalão de Iniciados e Zézinho no de Juvenis....

Ricardo começou nas "escolinhas", no escalão de infantis esteve duas épocas, marcou 63 golos e foi Campeão Nacional na época de 1994/95; jogou mais duas épocas como iniciado onde obteve 38 golos; no escalão seguinte, o de juvenis, escalão onde recebeu o seu primeiro ordenado, 10 mil escudos, marcou 33 golos e foi também Campeão Nacional em 1998/99. Curiosamente, Quaresma, nunca representou o escalão de Juniores, passou directamente de juvenil para a equipa "B" de Alvalade.

Na época 2000/01, Ricardo Quaresma, com apenas 17 anos, jogou pela equipa "B" leonina onde se estreou em Setembro numa partida frente ao Olhanense. As suas boas exibições levaram-no a ser convocado para o Campeonato da Europa de sub-16 em representação da Selecção Nacional, ficando muito longe de pensar que passados nove meses seria chamado a integrar a equipa principal do Sporting.
Quando, em Maio de 2000, Israel acolheu o Campeonato da Europa de sub-16, Ricardo Quaresma, brilhou e no prolongamento do jogo da final disputado em Ramat Gan, a 14 de Maio, apontou, ao seu jeito, o golo de ouro que derrotou a Rep. Checa, tornando Portugal o Campeão Europeu da categoria.
As suas qualidades desenvolveram-se e após esta competição, o jovem Quaresma foi chamado por Lazlo Boloni, treinador contratado pelo Sporting para a época 2001/02, para fazer parte integrante dos trabalhos de pré-temporada do clube de Alvalade.
Passa então a pertencer ao escalão sénior com apenas 17 anos, ao que se agregou um contrato profissional até 2004, o equivalente a mais de três épocas, mas as qualidades de Quaresma não pararam de se desenvolver e a SAD sportinguista viu-se "obrigada" a prorrogar-lhe o contrato até 2005 passando a cláusula de rescisão para a "módica" quantia de 6 milhões de contos que segundo o seu empresário, José Veiga, se tornou na época "a maior cláusula de rescisão do futebol português".
posted by Magda @ 1:26 da tarde   1 comments
Hugo Viana: Um Amigo Inseparável
Desde as camadas jovens do Sporting que Quaresma fez muitas amizades, mas sem dúvida que uma delas é muito especial: a amizade com Hugo Viana.
Cresceram juntos para o futebol leonino e por coincidênciado destino, chegaram os dois no mesmo ano à equipa principal do Sporting. Passaram a ser companheiros inseparáveis dentro e fora de Alvalade. A amizade era tão forte que na hora de ir para os treinos. Hugo passava por casa de Ricardo e seguiam os dois para Alvalade.
Mas o destino prega partidas e conforme junta as pessoas também as afasta, e Ricardo e Hugo Viana não foram excepção à regra e no final da temporada de 2002/03 Hugo transfere-se para Inglaterra para jogar no Newcastle e Ricardo assina pelo Barcelona.
Algum tempo depois, Hugo Viana regressa ao Sporting por empréstimo do clube inglês e Ricardo permanece em Espanha.
posted by Magda @ 9:11 da manhã   3 comments
Sonhos na Ponta da Bota
Como qualquer jovem, Quaresma teve alguns sonhos que conseguiu concretizar quando começou a ganhar o seu ordenado enquanto profissional.
A sua primeira casa, foi comprada em finais do ano 2001 na zona do Cacém e, segundo o jovem, seria para viver com a sua mãe, o seu irmão e a caçula da família. Assim sendo a saída do Lumiar (onde viveu até então) estaria para muito breve.
Mas o seu objectivo era mais que comprar uma casa à vontade da progenitora, algo mais complicado de concretizar que uma finta primorosa ou um golpe de génio que dá um golo de bandeira. Ricardo ambicionava, conforme lhe corresse a carreira entretanto, concretizar mais uns desejos e assim proporcionar estabilidade à sua mãe, o jovem queira comprar uma loja para que a sua mãe pudesse exercer a sua profissão. "A minha mãe é florista na Praça da Ribeira, é deste negócio que ela percebe. Tenho a certeza que se conseguir comprar-lhe uma loja ela vai dar-se bem", afirmou.
Como as pessoas simples compram prendas simples, sem ligar a luxos e com intuito de dar alegria a quem as recebe. Ricardo não se coibiu de encher de mimos a Dª Fernanda e ofereceu-lhe um fio de ouro com uma dedicatória muito especial.
Esta oferta teve por parte do jovem craque uma explicação "nunca esquecerei o que a minha mãe fez por mim. O desejar chegar mais alto não é por questão de vaidade, mas sim para lhe proporcionar tudo de bom. A ela e ao meu irmão Alfredo, que, apesar de muito jovem, foi como um pai para mim"
posted by Magda @ 8:33 da manhã   1 comments
terça-feira, dezembro 06, 2005
Primeira Tatuagem: Homenagem à Mãe...
Como é do conhecimento do todos, Ricardo Quaresma adora usar adereços em ouro (anéis, pulseiras, fios, brincos) bem à maneira dos costumes ciganos, por isso foi durante algum tempo conhecido como "O Senhor dos Anéis".
Mas não são só estes adereços que movem Quaresma, ele é também um amante de tatuagens, tem várias espalhadas pelo corpo, mas a primeira de todas não pode deixar de ser mencionada, não só porque foi a primeira mas também porque é uma LINDA homenagem aquela que é sem dúvida uma das mulheres da sua vida e um dos seus MAIORES amores...a sua mamã Fernanda...para além desta, tem ainda uma tribal no braço esquerdo e algumas espalhadas pelo resto do corpo...
posted by Magda @ 8:53 da tarde   4 comments
A Importância da Mãe no Natal...
Como fálamos anteriormente da mãe do jovem Ricardo e estamos prestes a chegar à época mais sensível do ano, o Natal, vamos descobrir um pouco de como Ricardo Quaresma passa o seu.
Para Ricardo Quaresma, de descendência cigana por parte do seu pai, ficar longe da mãe na quadra natalícia era algo que lhe causava uma dor imensa. "Não gosto do Natal.Costumo passá-lo com o meu pai mas, quando olho para a mesa e não vejo a minha mãe...custa-me imenso.Adorava que ela pudesse estar ao pé de mim na noite da Consoada", confessou a jovem estrela.
E se pudesse por um momento transformar-se em Pai Natal?Que prendas daria?A estas perguntas, Ricardo responde assim: "Para mim a maior prenda seria, sem dúvida, pôr a minha mãe naquela mesa.Em termos gerais, acabava com a fome no Mundo e não desprezava os pobres, os que mais precisam"
Mas as festividades natalícias de Ricardo Quaresma são diferentes."Manda" a tradição cigana que o Natal dure quatro dias, de 23 a 26 de Dezembro. A comida é praticamente igual à tradicional nas mesas portuguesas: bacalhau, perú, cabrito...São muitas pessoas à mesa e a festa é enorme, mas para o jovem craque o natal não é "levado muito a peito...não está lá a minha mãe"
Em suma, para Ricardo Quaresma o Natal só faz sentido se puder estar na presença da sua tão amada mãe...
posted by Magda @ 8:36 da tarde   0 comments
quinta-feira, dezembro 01, 2005
Dª Fernanda: A Mãe orgulhosa
Fernanda Maria Pereira Martinho Andrade é o nome da mãe da estrela do momento. A cada palavra proferida sobre Quaresma, nota-se um orgulho natural de uma mãe que se sente feliz pela ascensão do filho.

Segundo a mãe, Ricardo "sempre foi traquina", e quanto a contar a maior traquinice, responde que "foram tantas" que já nem se lembra. "O Ricardo era muito meigo, mas era terrível, não parava um minuto que fosse".

Na escola, como revelou a progenitora, Quaresma não era muito diferente, "ia para a escola para jogar futebol, sempre foi a grande paixão dele.O Ricardo fingia que ia para as aulas, mas acabava sempre por ficar a jogar futebol". Como aluno, a Dª Fernanda nunca foi chamada para ir falar com os professores. Excepto uma vez que se queixaram do facto do Ricardo só querer jogar futebol e por isso andava a faltar às aulas.Mas, às aulas que ia era um miúdo impecável.

Para a mãe de Quaresma, o filho tinha qualidades importantes de realçar:"o meu filho é muito humilde e ouve sempre os conselhos que lhe são dados".

Para além de Alfredo, Quaresma tem também uma irmã mais nova, a Ana Rita, que segundo a mãe é tratada pelos irmãos como se fossem os pais.A relação entre os dois futebolistas da casa é na prespectiva da mãe orgulhosa, de uma forte amizade embora não hesitem em fazer reparos às exibições um do outro.

Ser mãe de dois jogadores de futebol não é tarefa fácil.A mãe de Ricardo e Alfredo Quaresma revelou que nunca viu um jogo ao vivo porque fica muito nervosa.Quando dão os jogos na televisão, vê de relance, porque tem muito medo que os magoem.

Fernanda Andrade não escondeu a felicidade que sentiu quando Ricardo foi chamado à equipa principal do Sporting: "uma mãe quer sempre o melhor para os seus filhos e por isso fiquei muito satisfeita.Mas, o que me deu ainda uma maior felicidade foi ver a alegria do Ricardo por ter sido chamado por Lazlo Boloni", salientou a mãe do prodígio.

Quando surgem críticas sobre Ricardo Quaresma, Fernanda diz fazer de conta "que não ouço, porque para mim o Ricardo é o melhor jogador do Mundo".

posted by Magda @ 2:01 da tarde   9 comments


visitas

É EXPRESSAMENTE PROIBIDO RETIRAR INFORMAÇÃO E FOTOS DESTE BLOG SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DA PROPRIETÁRIA DO MESMO @MSILVA

Sobre mim
Sou a Magda (Portugal)

Envie-me um mail
Últimos Remates
Arquivos
Currículo

NOME: Ricardo Andrade Quaresma Bernardo

DATA DE NASCIMENTO: 26 de Setembro de 1983

SIGNO SOLAR: Balança

SIGNO CIGANO: Moeda

NATURALIDADE: Lisboa

POSIÇÃO EM CAMPO: Extremo - segundo o próprio a sua posição em campo é "PERDIDO"

INÍCIO COMO PROFISSIONAL: 16 anos

1º CLUBE COMO PROFISSIONAL: Sporting Clube de Portugal

CLUBES ONDE JOGOU (COMO PROFISSIONAL): Sporting, Barcelona e Porto

CLUBE ACTUAL: F. C. Porto

PRINCIPAIS TÍTULOS: Campeão Nacional (Sporting CP), 2 Supertaças (Sporting CP e FC Porto), Taça de Portugal (Sporting CP), Taça Intercontinental (FC Porto). Campeão Europeu Sub-16 (Portugal).

Curiosidades

MÚSICA NO LEITOR: Xano, Cigano

NO DVD: Gladiador, Tróia

NO PRATO: Bacalhau à Brás

GUARDA-FATOS: Todo o tipo de roupa, com preferência para Dolce & Gabanna

CARRO DE ELEIÇÃO: Porsche e Mercedes

PROGRAMA DE TELEVISÃO: O fraquinho do Fernando Rocha.

Links
Clubes por onde passou

Sporting


Barcelona


FC Porto


Selecção A (Portugal)

Templates by
Free Blogger Templates